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Neste combo de análises Clínicas II estão reunidos 5 áreas importantes para realização de exames laboratoriais. Aqui você vai obter 5 cursos das seguintes áreas: parasitologia, hematologia, microbiologia, micologia e imunologia. São abordados uma infidade de exames e conceitos práticos e teóricos. O curso é direcionado para estudantes da área da saúde ou recém formados que precisam aprimorar seus conhecimentos para atuar no ambiente laboratorial de análises clínicas. Veja a seguir os cursos inclusos clicando no link de cada um.

 

 

SÃO 300 HORAS

5 CURSOS

TUDO SOBRE A PRÁTICA DAS ANÁLISES CLÍNICAS!

 

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e não tiver emitido nenhum certificado nos avise dentro de 7 dias

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VEJA O CONTEUDO DOS CURSOS

 

O QUE É ABORDADO NO CURSO DE IMUNOLOGIA

60 HORAS:

 

Seção 1 – Introdução à Imunologia

  • Introdução à imunologia
  • Imunidade adaptativa: resposta celular e humoral
  • Imunidade Inata
  • Antígenos e epítopos
  • Substâncias que atuam como antígenos
  • Leitura complementar

Seção 2 – Técnicas de Imunodiagnóstico 

  • Imunodiagnóstico: relação antígeno-anticorpo
  • Reações antígeno-anticorpo: imunodiagnóstico

Seção 3 – Fundamentos e Aplicações de Métodos para Detecção de Antígenos e Anticorpos

  • Fundamentos de imunoensaios: reações de aglutinação e precipitação
  • Ensaios imunoenzimáticos – Método ELISA
  • Mancini, radioimunensaio e western bolotting

Seção 4 – Imunodiagnóstico das Principais Doenças Infecciosas, Autoimunes e Alérgicas

  • Doenças infecciosas
  • Doenças infecciosas: doenças virais
  • Imunodiagnóstico: HIV e COVID-19

Seção 5 – Imunodiagnóstico das Principais Doenças Infecciosas 

  • Diagnóstico laboratorial de doenças causadas por agentes bacterianos, fúngicos e protozóarios
  • Imunodiagnóstico: Meningites e Málaria
  • Imunodiagnóstico: Tricomoníase, Doença de Chagas, Leishmaniose Viceral (LV) e Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA)

Seção 6 – Imunodiagnóstico das Principais Alergias e Doenças Autoimunes

  • Imunodiagnóstico: diagnóstico laboratorial de alergia
  • Imunodiagnóstico: diagnóstico laboratorial de doenças autoimunes
  • Imunodiagnóstico: diagnóstico laboratorial de doenças autoimunes da Tireoide

Técnicas abordadas nas seções:

  • VDLR
  • RPR
  • ELISA
  • TRUST
  • imunocromatográficos
  • FTA-Abs
  • Biologia Molecular – PCR
  • Microimunofluorescencia (MIF)
  • Combo Test
  • PAAC-IFI
  • Radioimunensaio
  • Contra Imunoeletrofosere (CIE)
  • Imunoblot – Western bolotting
  • Imufluorescência
  • Citometria de fluxo (FACS)

Seção 7 – Teoria complementar

  • Moléculas do Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC)
  • Células apresentadoras de antígeno
  • Células dendríticas
  • Macrófagos
  • Linfócitos B e T

Seção 8 – Questionário – 10 questões

 

parasitologia

O QUE É ABORDADO NO CURSO DE PARASITOLOGIA

60 HORAS:

  • Conceitos gerais em parasitologia
  • Amebíase, Giardíase e tricomíase
  • Enteroparasitas oportunistas
  • Tripanossomatídeos de interesse médico-veterinário
  • Malária e toxoplasmose
  • Esquistossomose
  • Teníase/cisticercose/difilobotríase
  • Filariose
  • Ancilostomose/necatoriose e estrongiloidíase
  • Ascaridíase
  • Enterobiose, Tricuríase e amebíase
  • Ectoparasitoses: pediculose, ftiríase e miíase
  • Material Complementar
  • Questionários

 

O QUE É ABORDADO NO CURSO DE MICOLOGIA

60 HORAS:

  • Conteúdo

    UNIDADE 1 – Métodos atuais de diagnóstico laboratorial micológico

    • Fases pré analíticas
    • Identificação fenotípica
    • Principais fungos
    • Avaliação macroscópica
    • Avaliação microscópica
    • Métodos de cultivo
    • Avaliação macro e micromorfológica
    • Problemas relacionados aos métodos tradicionais
    • Vantagens das técnicas
    • Diagnóstico molecular, imunodiagnóstico, MALDI-TOF

    UNIDADE 2 – Métodos de avaliação de suscetibilidade antifúngica

    • Suscetibilidade aos fármacos
    • Resistência Fúngica
    • Ensaio de Suscetibilidade
    • Método Qualitativo
    • E-test
    • Métodos Quantitativos
    • Diluição em ágar
    • Macrodiluição em caldo
    • Microdiluição em caldo
    • Interpretação M38-A2
    • Correlação in-vitro x in-vivo
    • Pesquisa de novos candidatos a antifúngicos

    UNIDADE 3 – Principais patógenos fúngicos e infecções de importância médica no cenário atual

    • Problemáticas relacionadas às infecções fúngicas
    • Principais espécies de interesse clínico
    • Desiquilíbrio e acomentimento do sistema imunológico
    • Candida albicans, Candida auris, Candida parapsilosis, Candida tropicalis, Candida glabrata, Candida krusei
    • Histoplasmose (Histoplasma capsulatum)
    • Aspergilose (Aspergillus spp.)
    • Paracoccidiodomicose (Paracoccidioides spp.)
    • Dermatofitose/Tinea (Dermatófitos)
    • Fusariose (Fusarium spp.)
    • Esporotricose (Sporothrix spp.)

    UNIDADE 4 – Terapia clínica e resistência fúngica

    • Antifúngicos
    • Classes farmacológicas dos antifúngicos
    • Mecanismos de ação dos antifúngicos
    • Polienos
    • Azóis
    • Alilaminas
    • Griseofulvina
    • Análogos de pirimidinas
    • Equinocandinas
    • Rotas de biossíntese
    • Resistências aos Azóis
    • Resistnência Intrínsica e Extrínsica

    UNIDADE 5  – Biofilmes fúngicos de interesse clínico

    • O que são biofilmes
    • Como os biofilmes se formam
    • Fases de desenvolvimento
    • Onde os biofilmes se formam
    • Fatores na formação do biofilme
    • Características do biofilme
    • Expressão gênica
    • Formas de dispersão
    • Importância dos biofilmes
    • Relevancia clínica
    • Resistencias de biofilmes
    • Tipos de biofilmes
    • Co-infecção
    • Estratégias anti-biofilmes

    UNIDADE 6 – Estratégias de combate à resistência fúngica

    • Pesquisa em micologia
    • Novos candidatos a antifúngico
    • Ensaio de avaliação de toxicidade
    • Associação de fármacos/compostos
    • Mecanismo de ação (sorbitol e ergosterol)
    • Modelo de infecção onicomicótica ex-vivo
    • Modelo de infecção dérmica
    • Modelo de infecção ocular
    • Métodos alternativos in-vivo – animais invertebrados
    • Modelo de infecção in-vivo – Galleria mellonella
    • Modelo de infecção in-vivo – Caenorhabditis elegans
    • Modelo de infecção in-vivo – Drosophila melanogaster
    • Modelo de infecção in-vivo – Estudo de avaliação PK/PD
    • Modelo de infecção in-vivo – Vertebrados

    UNIDADE 7  – Material Complementar

    UNIDADE 8 – Questionário

     

 

O QUE É ABORDADO NO CURSO DE HEMATOLOGIA

60 HORAS:

Seção 1 – Hematopoese

Eritropoese

  • Hemácias
  • Eritropoetina
  • Hemoglobina
  • Morfologia
  • Normoblasto basófilo
  • Normoblasto policromático
  • Normoblasto ortocromático
  • Reticulócito
  • Microcitose
  • Macrocitose
  • Policromasia e macrocitose
  • Esferocitose hereditária
  • Esferócitos, eliptócitos, ovalócitos
  • Estomacitose hereditária
  • Estomatócitos
  • Mielofibrose Idiopática
  • Dacriócitos
  • Drepanócitos
  • Hemácias Crenadas

 

Leucogênese

  • Leucócitos Polimorfonucleares e Mononucleares
  • Órgãos linfóides primários e secundários
  • Linfócitos
  • Neutrófilos
  • Inflamação
  • Rolagem
  • Adesão
  • Diapedese
  • Quimiotaxia
  • Fagocitose
  • Exocitose
  • Eosinófilos
  • Basófilos
  • Monócitos
  • Disturbios
  • Plaquetas
  • Dengue hemorrágica

Hematologia Prática

  • Coagulograma
  • Tipos de exames
  • Leucofilia
  • Neutropenia
  • Eosinopenia
  • Basopenia
  • Lifopenia
  • Leucocitose
  • Neutrofilia
  • Eosinofilia
  • Basofilia
  • Linfocitose
  • COVID-19
  • Tamanho, coloração e forma dos eritrocitos
  • Fases: pré analítica, analítica e pós-analítica
  • Tipos de tubo de coleta
  • Problemas na prática clínica
  • Hemólise, Fibrina, Lipemia
  • Inversões dos tubos
  • Interferências nos resultados
  • Esfregaço sanguíneo
  • Faggot cells e LMA
  • Correção dos leucócitos
  • Coloração (Romanovsky, eosina, azul de metileno, May-Grunwald-Giemsa, Leishman e Wright)
  • Exemplos práticos

 

Seção 2 – Eritrócitos: fisiologia e fisiopatologia da série vermelha

Distúrbios da linhagem dos eritrócitos

  • Análise das séries vermelhas
  • Contagem dos eritrócitos
  • Dosagem da hemoglobina
  • Hematócrito
  • Volume corpuscular médio (VCM)
  • Hemoglobina Corpuscular média (HCM)
  • Concentração de Hemoglobina Corpuscular média (CHCM)
  • Causas comuns de erros
  • Red blood cell Distribution Width (RDW) Largura de distribuição dos glóbulos vermelhos
  • Automação
  • Recursos de medição
  • Contagem de reticulócitos
  • Anemia

Anemias aplásicas

  • Etiologia
  • Cariótipo e Citogenética
  • Anemia de Fanconi
  • Manifestações clínicas
  • Endorreduplicações
  • Anemia Megaloblásticas
  • Morfologia dos eritrócitos
  • Anemia Perniciosa
  • Estocagem de ferro
  • Anemia por deficiência de ferro
  • Leiomioma Uterino
  • Anemia ferropriva
  • Hemocromatose

Anemias hemolíticas

  • Hemólise intravascular
  • Esferocitóse Hereditária
  • Eliptocitose hereditária
  • Piropoiquilocitose hereditária
  • Estomatocitose hereditária
  • Hemoglobinúria Paroxística Noturna
  • PIG-A
  • Deficiencia de G6PD
  • Polimorfismos
  • Malária
  • Doença falciforme
  • Processo vaso-oclusivo
  • Eletrofosere de hemoglobinas
  • Triagem neonatal
  • Alfa e beta talassemia

 

Seção 3 – Leucócitos: fisiologia e fisiopatologia da série branca

Leucócitos

  • Neutrófilos
  • Neutrofilia e Neutropenia
  • Linfócitos
  • Linfocitoses e Linfopenia
  • Eosinófilos
  • Reação leucoeritroblástica
  • Monócitos
  • Monocitose e Monocitopenia
  • Anomalia de Pelger-Huet
  • Linfócitos atípicos

Distúrbios do crescimento e diferenciação celular

  • Volume celular
  • Taxa de Divisão celular
  • Diferenciação celular
  • Displasias e Neoplasias
  • Inflamação crônica
  • Invasão e metástase
  • Angiogênese e Neovascularização
  • Instabilidade genômica
  • Susceptibilidade reduzida a apoptose
  • Comprometimento do metabolismo energético
  • Sustento de sinais proliferativos
  • Imunofenotipagem

Leucemias agudas

  • Classificação FAB
  • Leucemias Linfóides agudas (LLA)
  • FISH
  • Cromossomo Philadelphia
  • Leucemias mielóides agudas (LMA)
  • Cariótipo
  • Receptor de quirosina quinase

Leucemias crônicas

  • Leucemias Linfóides crônicas (LLC)
  • Idelalisib
  • Leucemias Mielóides crônicas (LMC)

Seção 4 – Hemostasia

Plaquetas

  • Função da trombopoetina
  • Coagulação
  • Sistema hemostático
  • Endotélio
  • Tônus vascular
  • Iniciação
  • Amplificação
  • Propriedades anticoagulantes
  • Fibrinólise

Avaliação laboratorial da hemostasia

  • Doenças hemorrágicas
  • Doenças trombóticas
  • Contagem de plaquetas
  • Síndrome hemolítica urêmica
  • Trombocitopenia
  • Doença de Willebrand
  • Exames de scrennig
  • Tempo de protombina (TP)
  • Tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA)
  • Tempo de Trombina (TT)
  • Fibrinogênio
  • D-Dímero
  • Sistemas de reguladores de coagulação
  • Proteína C ativada

Defeitos da Coagulação Sanguínea

  • Hemofilias
  • Exames laboratoriais
  • Classificações
  • Tratamentos
  • Trombofilia hereditário
  • Trombofilia adquirida
  • Trombose arterial
  • Fatores de risco

 

O QUE É ABORDADO NO CURSO DE MICROBIOLOGIA

60 HORAS:

Seção 1 – Introdução à Microbiologia

Unidade 1 – Microbiologia: Introdução e conceitos gerais

  • Bactérias
  • Archae
  • Fungos
  • Algas
  • Comparativos
  • Biofilmes
  • Quorum Sensing
  • Compostos antimicrobianos

Unidade 2 – Citologia

  • Células procarióticas x eucarióticas
  • Morfologias
  • Gram-positivas e gram negativas
  • Membrana e parede celular
  • Citoplasma
  • Esporulação
  • Estrutura interna
  • Teoria endossimbiótica

Unidade 3 – Classificação dos micro-organismos

  • Taxonomia
  • Sistema de 3 domínios
  • Hierarquias
  • Coloração diferencial
  • Meios de cultivo seletivos
  • Sorologia
  • Testes bioquímicos
  • Teste molecular
  • Vírus
  • Hospedeiros
  • Príons

Unidade 4 – Controle do crescimento microbiano e níveis de segurança

  • Definições
  • Esterilização
  • Desinfecção
  • Bacteriostase
  • Biocida/germicida
  • Bacteriolíticos
  • Ações químicas e físicas
  • Curva de morte
  • Resistência
  • Ponto de morte térmica
  • Tempo de morte térmica
  • Tempo de redução decimal
  • Pasteurização
  • Temperatura, pressão, radiação e não ionizantes.
  • Método de disco-difusão
  • Microdiluição em caldo
  • Níveis de biossegurança
  • NB1, NB2, NB3, NB4 e NB5

Unidade 5 – Fisiologia Microbiana: metabolismo

  • Metabolismo
  • Reações catabólicas
  • Hidrolíticas
  • Reações anabólicas
  • Desidratação
  • Produção de energia
  • Autotróficos
  • Heterotróficos
  • Fototróficos
  • Quimiotróficos
  • Fisiologia microbiana
  • Fotossíntese
  • Respiração
  • Fermentação
  • Perfil bioquímico

Unidade 6 – Fisiologia Microbiana: fases de crescimento

  • Fatores para crescimento
  • Psicrófilos
  • Mesófilos
  • Termófilos
  • pH
  • pressão osmótica
  • Bactérias assexuadas
  • Fungos: assexuada x sexuada
  • Contagem de células (câmara de Neubauer)
  • Semeadura de diluição seriada – UFC
  • Densidade óptica
  • Tempo de geração
  • Curva de crescimento

Unidade 7 – Condições de cultivo em laboratório e visualização

  • Meios de cultura – composição básica
  • Tipos de meio
  • Microbiologia diagnóstica: Identificação de patógenos
  • Meios enriquecidos
  • Meios diferenciais
  • Meios redutores
  • Meios complexos
  • Como cultivar?
  • Como visualizar?
  • Microscópio óptico
  • Microscópio Confocal
  • Microscopio Eletrônico de Transmissão e Varredura
  • Como identificar além do cultivo?
  • Sorologia e Aglutinação
  • Reação antígeno-anticorpo
  • PCR quantitativo x qualitativo

Seção 2 – Genética de micro-organismos

Unidade 8 – Genética de micro-organismos: estrutura, replicação, transcrição e tradução

  • Estrutura genoma procarioto x eucarioto
  • Organização dos genes
  • Plamídeos
  • Elementos transponíveis
  • Organização dos genomas
  • Introns e exons
  • Splicing alternativo
  • Replicação
  • DNA>RNA>Proteinas
  • Código genético

Unidade 9 – Operons e mecanismos de regulação da expressão gênica

  • Mecanismos de regulação
  • Repressão e Indução
  • Modelos de operon
  • Regulons
  • Controle global da expressão gênica
  • Repressão catabólica
  • Sensoriamento e transdução de sinal
  • Controle de transcrição

Unidade 10 -Plasmídeos e mecanismos de transferência de material genético

  • Transferência horizontal de genes
  • Recombinação homologa
  • Transformação Química
  • Eletroporação
  • Transdução
  • Conjugação

Unidade 11 – Clonagem gênica e outras técnicas para manipulação do DNA microbiano

  • Clonagem molecular
  • Enzimas de restrição
  • Vetores
  • Bacteriófagos
  • Cromossomos artificiais
  • Mutagenese sítio dirigida
  • CRISPR

Material complementar

Questionário

 

VOCÊ NUNCA VIU TANTO CONTEÚDO NUM LUGAR SÓ, NÉ!

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INFORMAÇÕES GERAIS

  • Público-Alvo: Acadêmicos e profissionais com nível superior que atuem ou tenham interesse em atuar na área de análises clínicas, tais como Farmacêuticos/Bioquímicos, Biomédicos, Médicos, Técnicos em Análises clínicas e áreas afins.
  • Carga horária: 300 horas
  • Certificado: 300 horas (certificado registrado – utilize como horas complementares – receba assim que finalizar todas as unidades e acertar 50% das questões. Caso não acerte refaça o questionário)
  • Tempo para realizar o curso: Se não conseguir realizar o curso dentro do período padrão de 1 ano, basta solicitar prorrogação do quanto for necessário pelo e-mail [email protected]
  • Tipo de material: TODOS OS CURSOS SÃO MINISTRADOS VIA VIDEOAULAS, textos, referências, artigos científicos pertinentes ao assunto de cada aula e questionário.

 

PROFESSORES

 

Imunologia

Drª. Profª. Rosemeri Ines Dams Medero  

Possui graduação em Farmácia Bioquímica e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Microbiologia Ambiental – University of Aberdeen (2002). Possui Pós Doutorado em Microbiologia Ambiental (2009) pela Edibungh Napier University, Edimburgo, Escócia, com especialidade em testes de ecotoxidade de nanomateriais e outros xenobióticos no meio ambiente. Possui Pós Doutorado na área de Biotecnologia Ambiental e atuou como bolsista DCR pelo CNPq/Funcap no Laboratório da Tecnologia de Biomassa na Embrapa Sul Tropical/Fortaleza com o projeto de Identificação de comunidades microbiológicas em processos de digestão anaeróbia de glicerol oriundo do biodiesel através de técnicas moleculares como PCR-DGGE (2016). Atua nas áreas de ensino de disciplinas das áreas Ciências Biológicas e Ambientais e atualmente leciona as disciplinas de Microbiologia, Imunologia, Farmacologia, Formação Integral em Saúde, Análise Ambiental a nível de graduação. Atua nas áreas de microbiologia aplicada (bioremediação, fitoremediação),  ecotoxicidade, analises ambientais e de alimentos.

Parasitologia

Drª. Profª.  Thais Alves da Costa Silva  

Graduação na Universidade Santa Cecília – SP (2002). Mestrado (2006-2008) e Doutorado (2019-2012) em Ciências pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CCD-SES). Participação em Parceria Público-Privada no Laboratório de Novos Fármacos para Doenças Negligenciadas do Instituto Adolfo Lutz, com bolsa vinculada à farmacêutica GlaxoSmithKline (UK, Trust in Science). Pós-doutorado (FAPESP) no Instituto Adolfo Lutz (2013 a 2016) com estágio sanduiche na Ohio State University (EUA).

 

Conheça uma das professoras assistindo uma das aulas a seguir

 

 

Micologia

Drª. Profª. Gabriella da Rosa Monte Machado

Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (UFRGS) e exerce a função de Tutora EAD nas disciplinas de Microbiologia Ambiental e Finanças e Custos referentes aos cursos de Especialização em Microbiologia Avançada e Marketing Farmacêutico, ambos pela Faculdade Unyleya. Em paralelo cursa Especialização em Análises Clínicas na mesma instituição. É Doutora e Mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com conclusão nos anos de 2019 e 2015, respectivamente. Possui graduação em Farmácia – caráter generalista – pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2012). Durante os anos de Pós-Graduação desenvolveu projetos de pesquisa na área de micologia clínica e ambiental, com ênfase na prospecção de novos compostos sintéticos e de origem vegetal frente a diferentes gêneros fúngicos que apresentam isolados resistentes a terapia antifúngica atual.
Link lattes: http://lattes.cnpq.br/4558885188313667

 

Hematologia

Drª. Profª. Mariana Rezende Alves

Possui graduação em Biomedicina (2006 – 2010) pela Universidade FUMEC – Belo Horizonte – Minas Gerais. Possui Doutorado e Pós-doutorado em ciências com ênfase em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente – AC Camargo Cancer Center. Nesse período habilitou-se em Biologia Molecular, Genética, Histologia Clínica, Patologia Clínicas e Análises Clínicas. Atualmente é coordenadora do Laboratório Bioma4me -Sequenciamento da Microbiota Intestinal e Análises Clínicas
• https://www.researchgate.net/profile/Mariana_Alves11
• http://lattes.cnpq.br/9537859991546569
• https://www.linkedin.com/in/marianarezendealves/

 

Conheça a professora de hematologia

 

Assista uma das aulas de Hematologia

 

 

Microbiologia

Profª. Drª. Thais Fernanda Bartelli 

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (2009), Mestrado (2012) e Doutorado em Ciências (2016) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi pesquisadora visitante na Oxford Brookes University – Department of Biological and Medical Sciences, Oxford, UK (2018). Atualmente é Pesquisadora no Laboratório de Genômica Médica, no Centro Internacional de Pesquisas do A.C. Camargo Cancer Center, com foco em estudos relacionados a Evolução Molecular, Genômica e Metagenômica de diversos tipos tumorais.
Linkedin: www.linkedin.com/in/thais-bartelli-b02882105
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9031953579892121

 

 

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Currículo do Curso

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Avaliações do Curso

4.6

4.6
7 classificações
  • 5 estrelas4
  • 4 estrelas3
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0
  1. tem bastante exames

    4

    gostei porque fala bastante de exames, mas sugiro criarem tambem aulas praticas

  2. OK

    5

    jÁ FIZ ALGUNS CURSOS DO NAC Esses foram os melhores, quero mais cursos de Micro! Faz um de metagenomica e ngs!

  3. Cursos bem estruturados

    5

    As professoras são muito boas! Parabéns a equipe!

  4. Cumpriu com as expectativas

    4

    Alguns conteudos foram extensos mas vai ajudar a relembrar alguns termos para entrevista de emprego. Alguns precisa saber mais antes

  5. Nossa demais

    5

    Fiquei surpreendido com o curso de hemato e parasito. Lembrei muita coisa e aprendi. Todos os cursos deviam ser assim em video aulas, parabens a todos professores

  6. Sensacional

    5

    Gostei dos 5 cursos. Tem muito conteúdo que eu nunca tinha visto. Uma sugestão seria ter um bloco de notas para escrever as anotações! valeu

  7. Gostei

    4

    Achei algun pontos dificieis e outros fáceis

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